terça-feira, 21 de junho de 2016

Êta São João bom!

A tradicional festa de São João atrai diversos visitantes e turistas para as cidades nordestinas no período de junho. As mais procuradas são Caruaru, Campina Grande, Aracaju e Gravatá. Para quem deseja um bom arrasta pé, preparamos um especial recheado de dicas para animar ainda mais sua diversão.

Caruaru




Localizada no Agreste pernambucano, esta cidade é considerada a capital do forró. Dentre as atrações que contam a sua história cultural, está o Museu Espaço Zé Caboclo. O lugar possui salas temáticas, uma delas é dedicada a Luiz Gonzaga, outra a festa de São João e as demais a artistas caruaruenses. O Alto do Moura reserva surpresas para os amantes da arte. Por lá, encontra-se exposições de utensílios de barros da arte figurativa e decorativa, como, por exemplo,  o acervo de arte em barro de Abelardo Rodrigues. Há também diversos quadros que representam a cultura popular na Pinacoteca Luísa Maciel. Em média Caruaru recebe mais de 1,5 milhões de turistas no período junino. O endereço da festança é o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga que reúne um grande complexo formado pelos Museus do Barro e do Forró, a Fundação de Cultura de Caruaru, a Vila do Forró, Secretaria Municipal de Turismo do município e um palco destinado as apresentações. 






Campina Grande




Estado da Paraíba, Campina Grande prepara todos os anos uma grande festa para comemorar o São João. Disseminadora da cultura nordestina, esta cidade promove "O Maior São João do Mundo". É desta maneira considerada por muitos visitantes. O turista poderá aproveitar apresentações de quadrilhas juninas típicas, artesanatos, festival de violeiros, entre outros. Todo o evento é realizado no Parque do Povo. Para dançar muito forró, o que não falta é opção. Pode-se curtir os shows que acontecem nos 6 palcos no Parque do Povo, há também 5 Ilhas de Forró, onde a trilha sonora é o forró pé-de-serra. Com 20 metros de altura, é montada uma fogueira cenográfica para deixar o clima ainda mais junino.


 



Aracaju



Capital de Sergipe, a cidade de Aracaju traz uma festa de São João diferenciada. A tradição familiar é o forte do mês junino com arraias montados nos mais diversos bairros da região e um bom arrasta pé nas residências locais com muito forró, alegria, comidas típicas com milho e amendoim, além do famoso bolo de pé-de-moleque. A prefeitura local promove também o Forró Caju, onde acontece diversos shows de 18 a 29 de junho de 2016.







Gravatá



Localizada há 84 km da capital pernambucana, Gravatá também promove um bom dois pra lá dois pra cá. No mês de junho, a festa de São João é uma das melhores do país, apesar de ainda pouco divulgada. O Pátio de Eventos da cidade é totalmente decorado para a data com direito a balões e bandeirinhas típicas. Há também concurso de quadrilhas matuta e apresentações de cantores nacionais, regionais e também locais. Durante o período junino, a cidade recebe cerca de 500 mil pessoas. Em 2015, os turistas puderam conferir o melhor deste evento em três polos formados pelo Mercado Cultural, Palhoção e o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário